Entre a Pedagogia da Rua e a Sociedade Capsular
DOI:
https://doi.org/10.18312/verncula.v2i5.2564Keywords:
Pós-Modernismo, Sociedade Capsular, Pedagogia UrbanaAbstract
O presente trabalho tem como tema as ruas da cidade pós-moderna, que emerge com um papel estruturante no contexto urbano contemporâneo. A rua estabelece planos de vivências em diferentes momentos da vida social. O homem marca seu espaço e seu tempo nas ruas da cidade. Isso significa que cada sociedade abordará diferentemente as questões sobre a rua, pois em cada período da História, o homem deixa seus registros no tempo e no espaço. Nesse contexto, a rua tem um papel ambíguo, é vista ora como palco e cenário, ora como plateia das manifestações sócio culturais dos seus habitantes. Desta forma, a cidade pode ser interpretada como um sistema simbólico onde a identidade urbana e sua respectiva arquitetura (como produtos da cultura humana) são reflexos de sociedades que habitaram - ou habitam - esse espaço. A rua coloca-se em um papel fundamental para pensar a cidade, pois é nela que o homem deixa sua marca no tempo e no espaço. Na cidade contemporânea, as ruas são palco de uma sociedade capsular, isto é, habitantes com comportamentos endógenos, individualizados. Isso acarreta uma sociedade do medo, da indiferença, da pedagogia do desapego. Mas é na rua que emerge uma pedagogia urbana – essência da Polis Grega – pouco discutida contemporaneamente. Nesse contexto, caminhar pela cidade constitui uma ação fundamental para refletir sobre a pedagogia urbana. O presente trabalho apresenta uma relação antagônica entre a sociedade capsular e a pedagogia urbana, a fim de compreender como as relações sociais se estabelecem nas ruas da cidade contemporânea.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 - Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Vernácula – Territórios Contemporâneos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreativeCommonsAttributionLicense, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista Vernácula – Territórios Contemporâneos.
3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
(Veja O Efeito do Acesso Livre).






